Divã.

Eu leio a vida a partir do design. Dentro do seu universo, rico e amplo em suas possibilidades, muitas coisas me motivam, como construir e empacotar projetos para que meus clientes se saiam bem junto aos seus clientes (ou pareçam mais profissionais, atraentes e sofisticados em suas formas de comunicar). Sem dúvida, é o que faço melhor.


Diferentes contextos de negócios originam diferentes soluções de design, sejam projetos de marca e apresentações de propostas comerciais, logotipos e identidades visuais, brand books e serviços de naming; layouts para websites e aplicativos, padrões gráficos e prototipações diversas.


Não importa em que ambiente a linguagem visual trafegue, independentemente do meio — digital ou físico —, textos e imagens, e mesmo sons e movimentos, devem sempre ambicionar vender, persuadir, convencer ou informar algo com propósito definido, visando um resultado específico.


Meu portfólio é o retrato de minha paixão pelo design de logotipos e identidades corporativas, onde me dedico a encontrar a simetria adequada entre funcionalidade e estética visual. Este processo de equilíbrio começa com uma compreensão bem particular sobre o negócio do cliente e o estreito alinhamento com sua estratégia e posicionamento de marca.


Antes de inclinar-me diante de uma tela, de uma página em branco, me lanço em uma jornada de questionamentos intensos: qual problema busco resolver, que tipo de conexão pretendo estabelecer, qual resultado espero alcançar, que linguagem desejo explorar, e quais emoções, significados e impressões pretendo provocar.


Por essa razão, penso cores, tipografias e formas gráficas intimamente interligados para a construção de uma narrativa visual cativante, que seja percebida e contemplada de maneira memorável e sobretudo agradável ao olhar.


Em minha abordagem criativa, destaca-se o desenvolvimento de projetos capazes de capturar, fascinar e reter a atenção; projetos que realmente permitam às pessoas perceber, se maravilhar e recordar uma mensagem, uma ideia.


São esses os princípios que deram origem ao nome do estúdio Open Your Eyes. Ou simplesmente, OYE.


Em minha entrega final, harmonia entre conteúdo e forma que expresse conceitos e emoções, fortalecendo a conexão entre o público e as marcas.


Designs que não apenas sejam visualmente agradáveis ao olhar, mas que também resolvam problemas concretos de negócios.


Convido você a explorarmos juntos como posso contribuir e adicionar valor ao seu projeto, ajudando-o a alcançar exatamente o que você deseja e precisa.


Fernando Schiavo é visual brand designer e diretor de arte, com estúdio independente no Lago Sul da capital do Brasil.


Nascido no Rio de Janeiro, lá deu seus primeiros passos nas áreas de vendas, marketing, branding, design e comunicação.


Teve passagens por agências de publicidade como Provarejo (house da Mesbla), Almap/BBDO e Eugenio DDB, em assistências, supervisões, coordenações, direções de atendimento e planejamento estratégico.


Somou mais de década na Editora Abril. Cuidou de marcas como Claudia, Nova, Elle e Capricho; Veja, Exame, Info,Vip e Você S.A., e 12 anos na Globosat, nos canais Viva – que lançou! – e GNT. Neste último, foi o responsável pela definição de seu reposicionamento para o universo feminino e, entre outros, o batismo de nome do programa Saia Justa.


É um designer hands-on, com forte foco em conceito, argumento e desenvolvimento de narrativas visuais.


Sua entrega é diversificada, de alcance nacional e internacional.


Cobre vários segmentos de mercado, que trafegam do entretenimento a empresas de M&A e imobiliário, de escritórios de advocacia ao varejo de bebidas espumantes, de hotelaria a consultoria, de moda feminina a turismo, de tecnologia a beleza e cuidados estéticos faciais, de agronegócio a automobilismo, de associações comerciais a entidades públicas.


Já colaborou para empresas e instituições tão diferentes quanto Prodesp e BandSports, Sebrae e Smithsonian, Cambridge e Bosch, Basf e CNI, Neutrogena e IGC, e mais todos os jobs pro bono cujas marcas precisam somar forças e talentos para alavancar, escalar e crescer.


É um dos designers mais requisitados pela programadora de TV por assinatura NewCo, do Grupo Bandeirantes, sendo responsável por projetos de planejamento de diversos canais; seus logos, identidades visuais e apresentações comerciais.


Está associado a Touch Branding – funcionando como um dos seus braços de design -, o maior escritório brasileiro especializado em posicionamento de marcas, comandada por Ricardo Sapiro e Erik Galardi.


Como profissional de comunicação, esteve nas três pontas da cadeia de negócios, como veículo, cliente e agência, o que lhe deu enorme vivência sobre a dinâmica da relação entre as partes.


Possui conhecimento aprofundado sobre posicionamento de marcas e experiência prática e direta em lançamento de produtos e serviços, produção de conteúdos editoriais, de marca e de audiovisuais.


É especialista em estruturar e empacotar projetos, abrangendo desde seu conceito e desenvolvimento, até seus aspectos de forma e conteúdo.


Dedica-se atualmente a criação de logos, identidades visuais, layouts web e sobretudo apresentações que levem os clientes dos seus clientes a sentarem à mesa e darem o kick-off numa boa e imperdível oportunidade de negócios.


Viu o dólar 1 para 1. Viu a tv em preto e branco. Viu também a máquina de escrever, o mimeógrafo, as páginas amarelas, o bip, o pager, o videocassete, o walkman e o fax. E está sempre para ver o Fluminense campeão!

😜

OS INCRÍVEIS CLIENTES DA OYE

Curta e compartilhe este portfólio. Se tiver chance, vamos conversar. Será um prazer discutir e imaginar juntos as tantas possibilidades que nos aguardam. Sou enormemente grato por sua atenção e futuro contato. Aguardo por você! :-)